Pular para o conteúdo principal

João Victor na Irlanda: " após realizar o intercâmbio, tenho certeza que todo o esforço foi compensado como essa experiência incrível, inesquecível e que mudou diversos aspectos de mim..."

João Victor fala sobre seus desafios durante intercâmbio na Irlanda e como os superou. Confira!

Eu estava com expectativa de que essa experiência seria incrível, mas ela realmente superou o que eu poderia imaginar. E com vivências incríveis também tem perrengues. Um deles já aconteceu no início da viagem, na ida para a Irlanda fiz uma escala em Amsterdam, lá passei pelo tão temido processo de imigração. O agente me fez duas perguntas simples sobre a minha viagem e me liberou para seguir. Sai feliz, porque eu estava nervoso em relação a esse processo, se eu saberia falar e trazer explicações para o agente em inglês, mas no final foi super fácil e rápido. Imaginei ser somente aquele processo, mas quando desembarquei em Dublin, entrei em uma fila enorme para passar novamente no processo de imigração, mas agora o agente vez diversas outras perguntas sobre: a hospedagem, o curso de inglês, meu trabalho no Brasil, etc. 

Perrengue na Imigração
Acredito que por eu estar nervoso, eu não consegui me comunicar com ele, eu entendia o que ele queria saber, mas eu não conseguia responder, eu misturo inglês com português, falava palavras erradas entre outras coisas. E, além disso, como a maioria dos brasileiros que entram no país vão para fazer um curso de 8 meses (e para isso precisam comprovar ter 3.000 euros) o agente não estava entendendo como eu queria entrar no país sem essa quantia e que eu só ficaria por um mês. Mas no final deu tudo certo, porque ele percebeu que eu não tinha um inglês muito avançado e que eu estava nervoso, assim ele usou o Google tradutor para me fazer as perguntas e dessa forma eu consegui explicar tudo o que ele precisava saber para me conceder o visto.

Esse tempo para mim, foi simplesmente incrível, um mês muito intenso, cheio de descobertas, experiências únicas, aprendizado. No qual pude conhecer lugares incríveis, que eu sempre vi na televisão e redes sociais, mas que imaginava algo muito distante. Nesse mês conheci cinco países da Europa e pude perceber as grandes diferenças entre eles, mesmo sendo países tão próximos, isso me fez compreender a grande diversidade cultural que há na Europa. Também pude vivenciar o dia a dia de um irlandês, o clima, cultura, costumes, história, culinária e também a diferença da Irlanda moderna e antiga ao visitar a cidade de Galway, na qual a língua principal é o irlandês, ao contrário de Dublin onde o inglês predomina. E por fim conheci pessoas incríveis de diversas nacionalidades e pude mudar o meu olhar para o inglês e como devo seguir o meu aprendizado e inserção da língua inglesa na minha vida. Por isso, estou muito grato por conhecer a Soul Bilíngue e ter tido essa oportunidade de imersão cultural através deles.

Lembro que sempre quis conhecer outro país/cultura, em 2020 isso era algo que eu queria realizar quanto antes, mas eu não sabia como eu iria fazer isso ou achava que era algo muito distante de mim naquele momento. Quando conheci a Soul e iniciei os estudos com eles, eu tentei me dedicar ao máximo, pois sabia que aquela era como eu ia realizar o meu sonho e não sabia quando outra oportunidade dessas apareceria. E hoje, após realizar o meu intercâmbio, tenho certeza de que todo o esforço foi compensado como essa experiência incrível, inesquecível e que realmente mudou diversos aspectos de mim. E tenho certeza de que esse só foi o início da minha trajetória internacional. Assim, quero dizer que mesmo você imaginando que seja algo muito difícil, distante ou fora da sua realidade, siga e tente tudo aquilo que pode te conduzir ao que você sonha ou deseja. Pois, no início talvez não acreditemos no nosso potencial, mas podemos realizar tudo o que desejamos. O mundo é para todos!!!






Comentários

  1. Que Incrível, João. Poder ler um pouco de sua experiência me emocionou, pois, sei exatamente de tudo que falaste. Obrigada mesmo pelas palavras. E parabéns por toda sua trajetória na Soul. Muito sucesso, viu? ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sara dos Anjos: "Apesar de ter vindo para aprender inglês, sinto que meu aprendizado vai, além disso, aprendi a enfrentar meus medos, a aproveitar minha própria companhia..."

Jaqueline Cuevas em Londres: "Estou dando mais valor ao presente e as pequenas coisas, além de estar criando sonhos por aqui. A experiência está sendo linda e transformadora.."