Pular para o conteúdo principal

João Victor na Irlanda: " antes eu me sentia mais nervoso, mas depois de uma semana de aula, eu já me sentia mais confortável para conversar em inglês..."

Estudando em Dublin, pela parceria com da Soul Bilíngue com a Vital Intercâmbios, João Victor conta como está seu desenvolvimento no idioma na terceira semana do intercâmbio

Estudo em uma escola de inglês parceira da Vital Intercâmbios. Ela tem dois prédios, mas estudo no prédio da rua Frederick St, basicamente 5 minutos a pé do hostel que estou ficando. Eu simplesmente atravesso duas ruas e já estou lá. Gostei muito da escola, as instalações são boas e o ambiente é confortável. Tive a oportunidade de conhecer várias professoras da escola, pois normalmente temos duas professores na semana, uma segunda e terça (polonesa) e outra nos demais dias (ucraniana), mas na última semana uma delas ficou doente, então tive outras três professoras (uma brasileira, outra irlandesa e outra espanhola). Adorei essa experiência de poder aprender de várias formas diferentes, com professoras de origens diferentes e consequentemente sotaques bem diferentes. Com isso, vi que o aprendizado de inglês tem que ser mais diverso, utilizar de vários formatos de aprendizagem, não somente ler um capítulo de um livro. Tive dinâmica em grupo, jogos digitais e analógicos, mimica, leitura de texto, escuta de vídeos, entre outros formatos que deixaram a aula mais leve, ampliando o interesse e a atenção no aprendizado. Além do incentivo para falar o inglês mesmo que não consiga falar com a pronúncia correta ou com a gramática totalmente correta.

Desenvolvimento no Idioma
No inglês tenho mais facilidade na leitura e escrita de frases e textos, e quando cheguei aqui percebi que, em uma conversa, eu esquecia como deveria responder a alguma pergunta, como deve ser a forma de falar aquilo que eu queria expressar. Acredito que eu ficava um pouco nervoso e isso me atrapalhava, eu esquecia as expressões em inglês, misturava inglês com português, etc.. Mas depois de uma semana de aula, eu já me sentia mais confortável para conversar em inglês, mesmo que sendo frases curtas. Na aula tem um grande incentivo em tentar se expressar no inglês, mesmo que não consiga expressar da melhor forma possível, mas essa tentativa contribuirá para o desenvolvimento.

Sobre aprender
Um desafio, porque é como se você voltasse a ser criança e tivesse que aprender como expressar tudo aquilo que você quer. Na maioria das vezes só consigo expressar de forma mais simples, com frases mais diretas, sem comentários maiores, o que normalmente não faço em português. Mas é um desafio bom, porque no Brasil são poucas às vezes que conseguimos falar em inglês com alguém, e a fala constante é muito importante para o aprendizado da língua, e aqui não tem como não falar em inglês. Na primeira semana eu me sentia um pouco desconfortável para falar em inglês, pela situação que disse acima, mas também porque eu ficava nervoso, não lembrava das expressões, mas agora, já estou mais habituado, as aulas de inglês ajudaram bastante para isso também.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

João Victor na Irlanda: " após realizar o intercâmbio, tenho certeza que todo o esforço foi compensado como essa experiência incrível, inesquecível e que mudou diversos aspectos de mim..."

Sara dos Anjos: "Apesar de ter vindo para aprender inglês, sinto que meu aprendizado vai, além disso, aprendi a enfrentar meus medos, a aproveitar minha própria companhia..."

Jaqueline Cuevas em Londres: "Estou dando mais valor ao presente e as pequenas coisas, além de estar criando sonhos por aqui. A experiência está sendo linda e transformadora.."